Categoria em Luto

LutoElcio

A categoria do Poder Judiciário da União vem seguindo com a indiferença do Poder Executivo com o Plano de Carreiras do Judiciário, que vem sendo adiado há nove anos. Há nove anos estão pedindo por justiça na casa da Justiça. Como se não bastasse, agora seguem de luto pelo colega ÉLCIO BERER KOZMINSKI. Trabalhador, serviu por mais de vinte anos a Justiça Federal do Paraná e por último estava na luta pela valorização do Judiciário. Veio à Brasília por três vezes, na expectativa de ver o veto 26 ser apreciado e derrubado. No ato realizado em 02/09/2015, no dia em que a sessão do Congresso Nacional foi inexplicavelmente encerrada de forma abrupta, numa demonstração clara de desrespeito aos parlamentares presentes e aos servidores do PJU, Élcio estava do lado de fora, em frente ao Congresso, reivindicando com os demais colegas o respeito por seus direitos. Minutos após serem comunicados do cancelamento da sessão, o colega Élcio sofreu um enfarto, ainda em frente ao Congresso Nacional. Ficou internado em Brasília do dia 02/09/2015 até o dia 06/09/2015, onde, lamentavelmente, veio a falecer. Élcio tinha 58 anos, era pai de família, deixou para trás uma filha, dois enteados e esposa. Faleceu lutando por valorização e respeito! Os 120 mil servidores do Poder Judiciário não irão esquecer esse episódio triste em meio a essa luta que se arrasta. Seguirão fortes e unidos até o fim e até vencerem essa batalha por uma questão de Justiça em um Estado Democrático de Direito no qual ainda acreditam.

É inaceitável que um projeto de lei iniciado pelo Poder Judiciário, votado e aprovado na Câmara e no Senado, seja vetado pela Presidência da República com base em argumentos falaciosos, como o argumento da inconstitucionalidade, por exemplo.

É fundamental nesse momento que seja restabelecido o equilíbrio entre os três Poderes. Para tanto, apelam ao Poder Legislativo Federal para que exerça seu indispensável papel na defesa do Estado Democrático de Direito, derrubando o nefasto veto 26 e amparando o reajuste devido aos servidores do Poder Judiciário da União contido no PLC 28/2015.