José Medeiros – Apoia o Judiciário

Senador José Medeiros

Dossiê do Senador José Medeiros (PPS/MT)

O senador José Medeiros, nascido no município de Caicó – RN, começou a militância política no movimento estudantil. Ainda na Universidade Federal de Mato Grosso, onde cursou Matemática, José Medeiros teve contato com os partidos PCB e PPS. Em 2015, assumiu a vaga de senador pelo estado do Mato Grosso.

O Senador José Medeiros é aliado antigo dos servidores  do Poder Judiciário da União – PJU, demonstrando grande sensibilidade em relação ao pleito dos servidores (PLC 28/2015). No dia 06/05/2015, na CCJC do Senado, ressalta o sacrifício dos servidores do PJU que precisam se deslocar dos seus estados para reivindicar algo que deveria acontecer naturalmente caso a Constituição fosse seguida.

No dia 30 de junho de 2015 vota pela aprovação do PLC 28.

Com o Veto Total aposto ao PLC 28, o senador José Medeiros torna-se ainda mais obstinado na defesa  dos trabalhadores do judiciário. Utiliza seu espaço no Plenário para dar voz aos servidores do PJU e não se acovarda diante das questões que precisam ser discutidas: “O que eu fico preocupado é que quando se fala no servidor público deste país, aí é ‘pauta-bomba’. Se fala no aumento dos servidores do Judiciário é ‘pauta-bomba’. Do Ministério Público da União, é ‘pauta-bomba’, que vai acabar e vai arrebentar com o país. Mas não é ‘pauta-bomba’, por exemplo, subir meio por cento de juros, que vai dar um rombo de mais de R$ 10 bilhões. Essa é a minha preocupação. É usar um discurso distorcido para demonizar o servidor público perante a opinião pública.”

No dia 2 de setembro depois de suspensa a sessão do Congresso Nacional foi ao Senador Renan Calheiros solicitar a reabertura da sessão para que se realizasse a apreciação dos vetos presidenciais, e em especial, o veto 26. Neste mesmo dia, subiu no carro de som do movimento para afirmar que os servidores não estavam sozinhos nesta luta (veja aqui)

Depois de várias manobras e adiamentos da avaliação do veto 26 o Senador José Medeiros, em homenagem ao servidor público, critica  a imagem que o governo e parte da mídia tentam passar de que o servidor do Judiciário faz parte de uma elite privilegiada. Enxerga os servidores como trabalhadores, muitas vezes de origem humilde, que somente mediante muito esforço, estudo e sacrifício,  conseguem um emprego público. Denuncia a imprecisão e até mesmo a falta de veracidade de algumas notícias veiculadas na imprensa sobre o PLC 28. Defende a recomposição das perdas salariais dos servidores do judiciário e chama à uma reflexão sobre a pertinência do PLC 28 que foi aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

O Senador, em discurso no plenário, combate a lógica perversa do governo que, endossado por parte da imprensa, vê na derrubada do veto 26 um golpe fatal contra a governabilidade da presidente Dilma Rousseff. Segundo o senador, esse entendimento não é correto e não corresponde a realidade dos fatos. Afirma que a estratégia de demonizar os servidores do Judiciário Federal não é digna e que também não é correto classificar o parlamentar que votar pela derrubada do Veto 26 como adversário da  Presidente ou como inimigo da governabilidade e do ajuste fiscal – “Não aceito esse rótulo”. Lembra ainda do importante papel do servidor público para o bom funcionamento do Estado e das instituições brasileiras.

Incansável em seus pronunciamentos, o Senador José Medeiros critica a postura do Congresso pela demora na apreciação  dos vetos presidenciais. Reitera, diversas vezes, que os servidores não estão sozinhos e podem contar com seu apoio. Na tribuna, no facebook, no twitter, com vídeos, posts, discursos, fotos, participa ativamente da luta pela recomposição salarial dos servidores do PJU. É uma liderança crescente no Senado e representa oposição firme e corajosa, que não se intimida. Esses são alguns fatos que demonstram o compromisso do senador José Medeiros com a derrubada do veto 26.

Prezado senador José Medeiros, os 120 mil servidores do Judiciário Federal e suas famílias jamais esquecerão de seu apoio.

Facebook do Senador José Medeiros

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone